Transforme seus hábitos!

A maioria de nós possui alguns maus hábitos que realmente não dão qualquer tipo de alimento intelectual ou emocional, nem nos fazem sentirmos mais seguros de nós mesmos.
Normalmente maus hábitos viram um vício sem nem percebemos. No meu caso foi uma xícara diária de café. Especialistas dizem que para cortar um hábito, você deve substituí-lo por outro.
Quais são as dez coisas que você gostaria de fazer todos os dias? Pare um pouco e pense sobre isso. Cada pessoa é diferente e sua escolha será pessoal, mas muitas pessoas vivem sob tanto stress que quando eu proponho esta tarefa tem problemas porque eles não podem sequer começar a imaginar atingindo dez hábitos agradáveis. Esse foi o meu caso. Meu Coach pediu para que eu dissesse as coisas que amava e não conseguia pensar em nada que não era o que eu "deveria" fazer como exercício diário ou alimentação mais saudável. Nenhuma dessas coisas me animava ou parecia interessante, então eu tinha que repensar e no final a minha lista de dez hábitos acabou sendo uma combinação de coisas divertidas e que eu sabia que precisava fazer todos os dias.
Uma boa ideia, caso de você tenha dificuldades em abandonar um hábito prejudicial ou para estabelecer um novo e bom, é manter o controle de seu progresso e colocá-lo em um lugar visível. O sistema que você usa não é muito importante, mas você precisa de alguns recursos visuais para não perder de vista seus objetivos.
Algumas sugestões:
Suponha que você queira parar de assistir TV (que é um dos piores ladrões de energia). Todos os dias que você não ver TV, anote. Se no final do mês você alcançou sua meta, premie-se com algo bacana!
Alguns de meus clientes cortam imagens de revistas e fazem uma colagem que os ajudam a estabelecer os seus novos hábitos, ao ver sempre eles se motivam a manter a linha.
Um dos meus clientes tinha como objetivo sempre agradecer alguém, então ele programou um e-mail automático para si mesmo para lembrá-lo do envio, até que se tornou um hábito.
Normalmente, a nossa vida é tão cheia de preocupações de que é útil ter um lembrete até que o novo hábito fique tão natural como escovar os dentes. E lembre-se que é mais fácil simplesmente trabalhar para estabelecer um novo hábito ao invés de novos dez ao mesmo tempo.
Tudo isso pode parecer bobagem, mas na verdade é uma grande ajuda ter algum tipo de sinalização visual, ou transformar esse processo em um pequeno concurso ou jogo. Mas não acredite simplesmente nas minhas palavras, experimente tentar algumas das técnicas e comece a desfrutar dos seus novos hábitos. Aproveite para me contar como foi!