Mas eu tenho que...!

Os " teria " são aquelas coisas que acreditamos que devemos fazer e que representam uma obrigação, mas na verdade não estamos dispostos. Por exemplo: teria que perder peso, você teria que se exercitar mais, teria que estabelecer mais contatos, teria que ganhar mais dinheiro, você teria que aprender outro idioma, você teria que fazer isto, aquilo ou outro...Todos estes " teria " o oprimem.
Você se desanima e fica longe do que você realmente quer na vida. Tenho certeza que você poderia fazer uma longa lista de seus " teria " agora e, certamente, eu recomendo. E uma vez que você tenha feito, faça uma bola com aquele pedaço de papel e queime-o. Sim, é isso mesmo. Você deve tirar os "teria". É um peso que sobrecarrega você, que não leva a lugar nenhum e consume a sua energia preciosa de vida. Muito melhor esquecer e criar outra lista de novos objetivos.
Mas como saber se você está na frente de um alvo real ou um " teria "? Bem, uma maneira de descobrir é se perguntar há quanto tempo você quer isso: se há mais de um ano, é um " teria" que não tem vitalidade. Não há necessidade de continuar girando e assegurando esse objetivo velho por mais tempo. Livre-se dele! “Ah, mas se eu desistir dos mus objetivos eles nunca se realizarão!”. Mas se há um ano você fala que quer algo e até agora não fez nada para realiza-lo, não é um grande desejo verdadeiro e sim uma obrigação. Substitua-o por qualquer outra coisa que você tenha um interesse genuíno.
Então examine sua lista de " terias" e se livre de tudo o que você puder. Se você realmente vê que há algumas metas impossíveis eliminar, procure maneiras de começar a realizá-lo. Tire-o do papel e aja! É impressionante o poder de motivação que surge depois que você começa a se movimentar no sentido desejado.
Suponha que você queira conseguir um emprego melhor hoje, mas ainda não têm motivação suficiente. Coloque o seu currículo atualizado (você também pode terceirizar essa tarefa a um perito), fale com um "caçador de talentos" e deixe-o com a tarefa de encontrar um novo emprego. Se você não conseguir resultados, então ignore este objetivo. É muito melhor removê-lo de sua mente e continuar. Imediatamente você sentirá mais “leve” por ter jogado uma carga fora. E num futuro, você pode voltar com essa meta, mas aí estará com menos pressão e possivelmente terá resolvido outras coisas na frente.
Um cliente meu Sergio deixou o seu objetivo de perder peso de lado e no lugar escolheu para praticar tai chi. Almocei com ele alguns meses mais tarde e, além de estar mais magro, ele parecia mais sereno, seguro e atraente.
Outro cliente meu era especialista em criar listas de objetivos! Ele tinha 25 só para esse ano! O aconselhei a repensar e no final ele ficou só com quatro, que puderam ser feitos pois ele tirou da frente obstáculos e pode se focar o que realmente interessava ao longo do ano.
Como Mestre Yoda em Star Wars disse: "Faça ou não faça, mas não tente." Defina novas metas, motive-se, coloque-se em movimento!