Responder ou deixar encontrar a resposta?

Os melhores Executivos sabem como responder a problemas e pedidos de ajuda da sua equipe da melhor forma: com mais perguntas do que soluções. Uma equipe que é incapaz de resolver seus próprios problemas torna-se totalmente dependente de seu líder e não se desenvolve. Com as perguntas certas, é possível fazer com que automaticamente encontrem as respostas para seus próprios problemas.
E isso é a base do Coaching.
O poder das perguntas já era conhecido por Sócrates na Grécia antiga, que em busca da "verdade universal", inventou o método socrático, que é o de estabelecer um diálogo fazendo perguntas em torno de uma ideia central. Mas não é necessário ir tão para trás na história para perceber o poder de perguntas para persuadir. Qual o método utilizado pelos advogados para convencer? Dizem que a arte da defesa é levar a MINHA solução em SEUS próprios termos. E está correto.
Perguntas bem dirigidos atingem o objetivo final de forma muito mais sutil e menos agressiva do que meras afirmações. Aquele que pergunta não se sente atacado, portanto, não tem que defender qualquer coisa. Se você não tem que se defender é propenso a adotar uma atitude aberta e reflexiva ao que se coloca. Bingo!
Para entender um pouco mais sobre esse conceito, aguarde o post da semana que vem, onde detalharei mais o poder das perguntas.